PASSO A PASSO PARA ESCREVER UM LIVRO

O título desse artigo, “Passo a Passo para Escrever um Livro” é, em si, um erro. Não existe uma fórmula precisa para escrever um livro. Cada escritor possui seus próprios procedimentos de trabalho e, mesmo o procedimento de escritores renomados, pode sofrer alguma alteração de acordo com o conteúdo da obra, ou com o tipo de escrita, entre outras.
Então, antes de mais nada é importante destacarmos que o “passo a passo” que indicamos nesse artigo compreende alguns procedimentos básicos comuns à maioria dos escritores, e serve especialmente à você que está começando a se aventurar na arte da escrita.
O inicio do processo de escrita pode vir de variadas fontes de inspiração. Essa variedade ocorre de acordo com cada escritor, que possui referências e interesses singulares.

Por essa e outras razões, cada autor tem um processo de escrita diferente e com o passar do tempo você também terá o seu.

Confira algumas dicas que podem servir como um passo a passo básico para você que pretende escrever o seu primeiro livro.

Comece pelo Tema ou Ideia

É interessante que o tema seja sobre algo que desperte o seu interesse, pois isso fará com que você pesquise mais sobre o assunto. O tema deve ser algo que desperte a sua paixão, fazendo com que o seu grau de envolvimento na história seja mais intenso.
Quanto maior o interesse no tema, maior será sua predisposição em pesquisar. O seu repertório de pesquisa fará com que você tenha mais material para a sua imaginação e isso contribuirá na construção da história.

 

Desenvolva as Personagens

Assim que você definir o tema, pode ser que você tenha uma ideia sobre a narrativa. Se não tiver, uma boa forma de chegar à ela é criando primeiramente as personagens.
Pense que essas personagens que serão criadas devem ser relevantes para desenvolver a narrativa do tema escolhido. Se não tiver ideia alguma sobre a estória, além do tema, crie as personagens assim mesmo, pois elas podem dar pistas de para onde essa estória será conduzida.
Você pode criar uma BIO de cada personagem, escrevendo sobre seus antecedentes à narrativa do livro, incluindo onde a personagem nasceu, como foi sua infância, entre outras. Isso trará um material mais amplo para que você possa escrever depois.
Além disso, você pode criar um questionário para cada uma de suas personagens, como um modelo de entrevista mesmo. Nele você pode buscar mais informações interessantes para rechear o conteúdo de seu livro.

 

Criação do Enredo

Depois de uma pesquisa vasta sobre o tema e da construção das personagens, está na hora de construir o enredo.
Ele é importante para que você anote possíveis momentos que farão parte da estória que você vai escrever. Não é necessário que você construa o enredo completo, até porque muitas ações predefinidas podem ser modificadas de acordo com os caminhos por onde irá sua narrativa.
Deixar que a estória aconteça sem um enredo prévio também pode ser uma escolha, mas a probabilidade de você se perder e não conseguir achar um retorno à ideia inicial é maior. Por isso um enredo é interessante até mesmo para que você confronte a ideia inicial com o que for elaborado no decorrer do processo de criação
Dessa forma o enredo servirá como um mapa que guiará escrita, fornecendo clareza sobre o começo, meio e fim da história, mesmo que depois você não siga fielmente e projeto inicial.

 

Começando a Escrever

Esse é o momento em que você colocará sua história no papel (ou no computador) e provavelmente durante esse processo você em alguns momentos ficará esperando as palavras certas.
Isso pode levar você a ter alguma expectativa sobre “como” ou “o que” escrever.
Pense que, o que você escreverá, não será algo pronto para publicação. Tudo isso pode até mesmo ser deixado de lado como um rascunho que serviu apenas para o aproveitamento de uma ideia ou outra.
O importante é escrever, ou seja, externalizar o que esteve em sua mente. Aos poucos você irá lapidando, trocando sequências, destacando partes ou verificando coisas que você não tinha pensado antes.
Depois de pronto o seu esboço inicial, revise e edite quantas vezes achar necessário e se sentir necessidade contrate um editor profissional para seu livro

Entenda o Processo de Escritores Profissionais

Essas dicas não tem o objetivo de dizer para você qual é o procedimento correto para escrever um livro. Pelo contrário. Trata-se de uma passo a passo básico para que você comece a transformar o seu desejo de escrever em realidade.
Conforme você começa a trilhar esse caminho, você descobre técnicas particulares ou procedimentos pessoais que contribuem ao seu processo de escrita.
Os escritores renomados costumam trocar essas informações, sobre os seus procedimentos pessoais. Afinal, cada qual descobre em seus processos algumas ações que pode contribuir no processo de criação de outros escritores.
Se você leva a sério o processo de escrita é essencial se aprofundar nesse tema.
Pensando nessa necessidade, que diversos escritores possuem, é que produzimos um curso muito especial com José Roberto Torero sobre como escrever e publicar um livro. Nele o escritor dá dicas à outros escritores, dividindo com eles como funciona o seu processo de criação, desde o início até a publicação. Por isso o curso se chama Do banheiro à Livraria, expondo no título tanto conteúdo abordado como o humor do escritor que criou esse curso para você.

Para saber mais sobre o curso acesse: http://www.barbeirocriativo.com.br/jose-roberto-torero/

Desejamos que esse artigo tenha te inspirado e boa escrita!

ABAIXO ALGUNS VÍDEOS PARA INSPIRAR SEUS ESTUDOS:

  1. Nosso Teaser;
  2. Aula 1 Gratuita para você conhecer nosso trabalho;
  3. Live que rolou com o escritor José Roberto Torero.